Uma equipe internacional de pesquisadores, entre eles o Prof. Dani Gamerman e o ex-aluno Guido Moreira, do Programa de Doutorado em Estatística da UFRJ, concluiu um estudo extraordinário, baseado no trabalho de tese de Guido, que revela a presença de milhares de estruturas terrestres não detectadas escondidas sob a densa cobertura da floresta amazônica na América do Sul.
Com base na descoberta de cerca de duas dezenas de estruturas terrestres na Amazônia encontradas durante levantamentos aéreos, os pesquisadores estimam que entre 10.000 e 24.000 estruturas terrestres desconhecidas ainda devem estar à espera de serem descobertas na Bacia Amazônica. Acredita-se que essas estruturas terrestres na Amazônia foram deixadas por povos indígenas que viveram na região antes da era da ocupação e colonização espanhola e portuguesa.
O artigo, cujo título é More than 10,000 pre-Columbian earthworks are still hidden throughout Amazonia, foi publicado em outrubro de 2023 na revista Science e pode ser lido on-line por meio deste link.